- Agar-agar: um tipo de gelatina vegetal proveniente de algas. “É rica em fibras e uma ótima opção para engrossar sopas, além de melhorar as funções intestinais e dar saciedade”.
- Couve-flor: é uma hortaliça com baixo valor calórico, além de ser rica em fibras e em vitaminas A e C. Pode ser batida junto com os ingredientes da sopa, que vai ajudar a dar mais consistência.
- Leite vegetal: seja de arroz, soja, amêndoas, aveia, entre outros, eles não têm açúcar e podem ser encontrados já nos supermercados. “Eles possuem baixíssimo teor de gordura e são ótimos substitutos do leite de vaca, muito mais engordativo. É indicado para quem apresenta sensibilidade aos leites de origem animal”.
- Lentilha: é cheia de proteínas, fibras, minerais e carboidratos complexos – ou seja, que sustentam sem engordar. “Por sua consistência, ela ajuda a encorpar a sopa e a enriquecê-la em valor nutricional”.
- Linhaça: possui ômega-3, fibras, vitaminas do complexo B e uma substância chamada lignana, que é anticancerígena. “Minha dica é deixar de molho na água até que ela dê uma ‘inchadinha’, e depois misturar à sopa, para ajudar a engrossar”.
- Versão natural do caldo de carne: “Cozinhe alho poró, cebola, alho, salsinha, cebolinha e sal marinho ou sal rosa. Reserve em algum potinho ou forminha de gelo e leve ao congelador. “Como os ingredientes são naturais, ele se conservam melhor no gelado”.